quarta-feira, 19 de março de 2008

A Páscoa

A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, o seu corpo foi colocado num sepulcro, onde permaneceu até à sua ressurreição, quando o seu espírito e o seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam em cerimónias religiosas.

Muitos costumes ligados ao período pascal tiveram origem nos festivais pagãos da Primavera. Outros vêm da celebração do "Pessach" ou "Passover", a Páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada durante 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egipto durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a "passagem" de Cristo, da morte para a vida.

A palavra "Páscoa" tem origem no hebraico "Pessach". Os espanhóis chamam a esta festa "Pascua", os italianos "Pasqua" e os franceses "Pâques".


O Significado da Páscoa para Mim

Para mim a Páscoa é um dia em que eu como muitos ovos de chocolate, muitos bolos e doces…

Mas eu sei que a Páscoa não e só comer chocolates e doces, este dia tem o seu próprio significado, é por isso que nalgumas aldeias o padre vai dentro das casas abençoá-las e os donos da casa dão as suas oferendas. Em casa da minha tia, que fica na Régua, o padre vai a casa dela e ela oferece-lhe dinheiro e azeite.


Mónica Rodrigues

Sem comentários: