sexta-feira, 21 de março de 2008

DIA DA ÁRVORE

A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, no dia 10 de Abril de 1872. John Stirling Morton conseguiu induzir toda a população a consagrar um dia no ano à plantação ordenada de diversas árvores para resolver o problema da escassez de material lenhoso.

Em 1971, e na sequência de uma proposta da Confederação Europeia de Agricultores, que mereceu o melhor acolhimento da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), foi estabelecido o Dia Florestal Mundial com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra.

Em 21 de Março de 1972 - início da Primavera no Hemisfério Norte - foi comemorado o primeiro Dia Mundial Da Floresta em vários países, entre os quais Portugal.

A importância de ter muitas árvores no nosso planeta

Além de embelezar praças, avenidas e ruas, as árvores refrescam o ambiente. Isto acontece porque dão sombra e mantêm a humidade do ar. Além disso, as plantas ajudam a diminuir a poluição porque absorvem

o dióxido de carbono resultante da queima de combustíveis, ou seja, mais oxigénio para nós, humanos.

As plantas são também verdadeiras barreiras que mudam a direcção dos ventos e filtram a poeira e fuligem. Mantêm o solo firme, sendo indispensáveis nas encostas, às margens dos rios e mananciais. E isto sem contar com os deliciosos frutos que nos proporcionam. As matas naturais representam a garantia do equilíbrio ecológico na natureza.

Vamos todos colaborar para uma floresta mais verde e pura plantando uma árvore no dia 21 de Março.

Rui Quintã


Sem comentários: