segunda-feira, 21 de abril de 2008

Henri Matisse




Henri-Émile-Benoît Matisse foi um pintor, desenhista e escultor francês do Fauvismo, um movimento artístico nascido em Paris por volta de 1905. Matisse nasceu em Le Cateau-Cambrésis, França, em 31 de Dezembro de 1869 e morreu em Nice, França, em 3 de Novembro de 1954.



Matisse, após um início de carreira como escriturário, descobriu a felicidade que lhe proporcionava a prática da pintura durante uma convalescença na qual lhe foi oferecida uma caixa de tintas (ele tinha cerca de vinte anos de idade). Depois de se restabelecer, inscreveu-se num curso de desenho na escola Maurice-Quentin Delatour e começou a participar no estúdio do mestre Duconseil. A partir de 1890, depois de uma nova convalescença decorrente de uma intervenção de apendicite, Matisse abandonou o Direito para se dedicar à sua vocação artística, e, em 1891, estabeleceu-se em Paris, onde, depois de ser admitido na escola des Beaux-Arts em 1895, passou a frequentar o atelier de Gustave Moreau. Aí encontrou Georges Rouault, Albert Marquet e teve a oportunidade de visitar as exposições de Corot e de Cézanne. Matisse, como outros artistas do movimento, rejeitava a luminosidade impressionista, e usava a cor como factor principal da pintura, levando-a às últimas consequências. Argan dizia que a arte de Matisse era feita para decorar a vida dos homens. Foi considerado o artista do século em que viveu. Nas suas pinturas gostava de motivos repetitivos, usava formas curvas. Usava cores arbitrárias nas suas pinturas. Ele inventou também a técnica do"desenho com tesoura".
Blue Nude II
Principais obras:
1. Luxo, Calma e Volúpia (1904) – O quadro pertence a uma das primeiras fases de Matisse, ainda fortemente influenciado pelo neo-impressionismo.
2. A Janela Aberta (1905) – Exposto no Salão de Outono, que deu origem ao nome "fauvismo"
3. Madame Matisse (1905) – O abandono do uso naturalista da cor. O quadro também é conhecido como "Retrato com Listra Verde".
4. A Dança (1909-1910) – Uma das realizações mais notáveis de Matisse, que expressa vigor e leveza ao mesmo tempo.
5. Interior vermelho (1947) – Um dos mais expressivos dos inúmeros quadros com cenas de interiores de casas pintadas por Matisse.
6. Jazz (1947) – Série de 20 gravuras feitas em papel recortado, técnica que marcaria os últimos trabalhos do artista.



Trabalho enviado por Rui Quintã

Sem comentários: