terça-feira, 1 de abril de 2008

ABBA



Este vídeo mostra o grupo sueco ABBA com as roupas tradicionais do século XVIII, tocando o seu maior sucesso "Dancing Quenn". Esta canção foi tocada na noite antes do rei Carl XVI Gustaf casar com Silvia Sommerlath, em 18/06/1976.


Os ABBA foram um grupo pop sueco composto por quatro pessoas: Benny Andersson, Agnetha Fältskog, Anni-Frid Lyngstad e Björn Ulvaeus.
Foi o grupo musical sueco de maior sucesso mundial. Com a grande venda do álbum ABBA Gold, o álbum com maior número de vendas de todos os tempos (mais de quarenta milhões de cópias vendidas), estima-se que, actualmente (2006), se tenha vendido mais de 365 milhões de álbuns do grupo. É considerada a segunda banda mais famosa de todos os tempos, depois dos Beatles.
O nome da banda é um acrónimo formado pelas primeiras letras do nome de cada um dos integrantes. De 1976 em diante, o primeiro B no “logo” da banda passou a ser escrito invertido em todos os materiais promocionais relacionados.

MEMBROS:

Benny Andersson (Estocolmo, 16 de Dezembro de 1946) é um músico sueco, que juntamente com Bjorn Ulvaeus compôs músicas que fazem sucesso até hoje, como Dancing Queeen, The Winner Takes It All. Em 1978, após nove anos de relacionamento, casou-se com Frida também do mesmo grupo. Em 1981 os dois divorciaram-se e Benny, cinco anos depois, casou-se com Mona.

Agnetha Åse Fältskog (Jönköping, 5 de Abril de 1950) é uma famosa cantora sueca e ex-integrante do grupo ABBA. Desde pequena, era estimulada pelo seu pai, que a levava para fazer apresentações nos parques públicos de Estocolmo. Com 15 anos ela já compunha as suas próprias músicas para as apresentações.

Anni-Frid Lyngstad, conhecida como Frida, (Ballangen, 15 de Novembro de 1945) é uma famosa cantora norueguesa, ex-integrante do grupo sueco ABBA. Filha do relacionamento da norueguesa Synni Lyngstad com o sargento alemão Alfred Haase, casado, em serviço na Noruega durante a ocupação alemã desse país na Segunda Guerra Mundial.

Björn Kristian Ulvaeus (Gotemburgo, 25 de Abril de 1945) é um músico e compositor sueco. Em 1971 casou-se com a também cantora Agnetha Fältskog, depois de dois anos de namoro. O casal teve dois filhos, Linda (1973) e Christian (1977). No ano seguinte, o casal formou, junto com Benny e sua parceira Anni-Frid Lyngstad, o grupo ABBA. Ele e Agnetha separaram-se em 1978, e em 1982 a banda ABBA chegou ao fim, após a separação de Benny e Anni-Frid.

Trabalho enviado por João Tavares

Sem comentários: